A nutrição é um dos principais fatores para a garantir boa imunidade. São sete os nutrientes apontados como essenciais nesse processo, segundo Patrícia Ruffo, nutricionista e gerente científica da divisão nutricional da Abbott no Brasil.
Proteínas
Estão presentes em alimentos como castanhas, feijões, verduras de folhas escuras, carnes, leites e derivados. Nutriente essencial para a formação de anticorpos e participa praticamente de todos os processos metabólicos do corpo. São compostas por aminoácidos, que são utilizados para a fabricação das proteínas envolvidas nos diversos processos fisiológicos, incluindo os anticorpos, fundamentais para respostas imunológicas contra vírus e bactérias.
Vitamina A
Está presente como vitamina A pré-formada no fígado e óleos de peixe, além de menores quantidades nos ovos e leites, ou na forma de betacarotenos em frutas e vegetais de cor amarela e vermelha (cenoura, manga, tomate etc.). Auxilia o sistema imunológico ao preservar pele e mucosas saudáveis.
Vitamina C
Está presente em frutas ácidas como abacaxi, acerola, kiwi, laranja e morango. Auxilia na construção da pele e tecidos conjuntivos sadios, criando uma barreira para microrganismos estranhos. Também tem função antioxidante, promovendo proteção das células, como as do sistema imunológico, dos danos causados pelos radicais livres.
Vitamina E
Está presente em alimentos como sementes de girassol e amêndoas. Ajuda no afastamento de microrganismos estranhos, atuando como um antioxidante, preservando as membranas celulares dos danos causados pelos radicais livres.
Vitamina D
Está presente em peixes com alto teor de gorduras como salmão, sardinha e atum. Sua ativação é feita através da exposição à luz solar. Sua ação colabora na regulação da função das células imunológicas.
Zinco
Está presente em crustáceos, peixes e carnes. É um co-fator importante para constituição de novas células do sistema imunológico, facilitando processos de cicatrização de feridas e reprodução celular.
Fluídos Eletrólitos
O consumo de água e eletrólitos como sódio, potássio e cloreto contribuem para que a pele e as células da membrana mucosa impeçam a entrada de bactérias. Também pode diminuir a irritação nasal ao tossir, espirrar e respirar. Assim, doentes devem beber mais líquidos que o normal para evitar desidratação.
Sistema imunológico saudável
Os casos que precisam de maior fortalecimento imunológico dizem respeito a pessoas que não consomem esses nutrientes de forma adequada. As razões para esse cenário podem ter relação com hábitos alimentares, falta de acesso a esses alimentos, condição de desnutrição ou de saúde que demandam maior suporte nutricional.
Os suplementos alimentares são boas opções para suprir a necessidade dos principais nutrientes, de acordo com Patrícia Ruffo. Além disso, a alimentação ainda é um dos fatores mais importantes para atingir uma boa saúde, assim como a hidratação.
RJR. Desenvolvimento
Uma nova experiência!
A quase 30 anos fazemos mais do que vender matérias-primas, desenvolvemos soluções que auxiliam nossos clientes a atingirem resultados.